Autodomínio e educação

Todo o processo educacional, seja ele na escola ou na família, leva ao confronto com uma verdade que nem todos gostam de encarar: o conhecimento de si mesmo, com suas belezas, mas também com suas deficiências.

É convivendo com o mundo à nossa volta que esboçamos nossas primeiras reações, desde a mais tenra infância até a idade adulta. E são essas reações que possibilitam o nossocrescimento emocional, psíquico e existencial. À medida que percebemos com mais atenção a maneira como agimos e reagimos em cada situação na vida, podemos conhecer um pouco mais de nós mesmos, de maneira que podemos melhorar nossa visão de mundo, escolhendo com mais convicção e certeza nossos caminhos e objetivos na vida. E, enfim, alcançarmos o autodomínio.

A vida na escola é um celeiro de ricas experiências, que se renovam a cada dia. É importante que estejamos sempre atentos para aproveitarmos ao máximo cada dia vivido com os alunos e com os companheiros de trabalho. Mas também precisamos estar cientes de nossas emoções e de como estamos reagindo às experiências adversas. Afinal, estamos felizes?Estamos superando as dificuldades? Estamos mantendo nosso autodomínio nas situações em que mais somos exigidos?

Manter o equilíbrio emocional e mental é um passo fundamental na manutenção da saúde, na prevenção de enfermidades. Há vários meios de conquistarmos esse equilíbrio, que deve ser sentido e levado em consideração tanto na vida profissional quanto na vida familiar e na convivência com os amigos em momentos de lazer. A vida é um conjunto harmonioso.

Depende de nós construirmos esse mundo melhor para nós mesmos e para nossos semelhantes. Práticas como relaxamento e meditação são, comprovadamente, eficazes na melhora do sistema imunológico de nosso corpo, além de aumentar nosso bem estar. Existem também à nossa disposição uma série de terapias e exercícios de caráter holístico que podem ajudar em nossa estruturação existencial, como o Reiki, a Yoga, o Tai Chi Chuan e dezenas de outras alternativas que vêm funcionar como excelentes ferramentas em nosso caminho na busca do nosso conhecimento íntimo, da melhoria de nossa qualidade de vida.

Afinal, estamos aqui nessa Terra para aprendermos. E o aprendizado da felicidade é uma conquista diária e que depende, sobretudo, de nossa própria vontade.




Camilo de Lélis Mendonça Mota é terapeuta holístico (CRT 42617), mestre de Reiki e Terapeuta Floral (www.camilomota.terapeutaholistico.com.br)

Colaboradores

Aê CoaracyJosé Lúcio de SouzaAdriana Muheim CorsiniCamilo MotaThiago Brum Teixeirahttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiprIYd9yvQa6mmp4pN5DBoPrzIjSe_d9DIL4sMEMHhBNR62sjlRVpPIrUFM3dXLESPOm34Liw92KAvUDNQh9uZ4nonFN4aKsHxTEDTRTGVXWaKruqxaRZFYabD-hKEl-akXQ5f9rzX7RPH/s1600/larissa.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicz5LETyr96Vr-OJLl7f1hPlX94n4GhWgJs9yknWJ98op9ik-VmtKZsk2NjGIYiSTcpQ2d3nSlUTdaSy3v7FMTE89VwLK7_axCOTbjFViynIeGFgSk7TrOGaTwhlRYz5jpVFVY6GYEjBYa/s1600/Ryane+Pinto.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtTGh6ema1pqngIYeF_UTmB_BTgMmuF4uLJkEhdP7VWZ0U8d6NJRoeg68Ia2sdkFidAouGMev2E-cBsYwPIOWOWrgyXpOM_FVDUET6lxz1yVGfhfr3fjOQQwbCjq_a7LFnKM_nDtgI5-MY/s1600/rosa.jpg