Como Produzir textos

Como fazer com que os alunos gostem de escrever, soltem a imaginação e não se acanhem diante de um papel e uma caneta.

É importante que estimulemos a leitura e escrita desde as séries iniciais. Através de contação de histórias e teatros com o estudo da história após as apresentações, mudando o final, adicionando personagens, são algumas formas de aguçar a imaginação e criatividade dos pequeninos.

Para o primeiro e segundo ano o professor deve ter cuidado ao corrigir os textos, para não inibir o aluno. Muitas vezes é uma ótima criação, mas está mal escrito, então o professor deve estabelecer formas de correção ortográfica, como símbolos que signifiquem a correção, como carinhas para expressar o que passa o texto, ou colocar figuras num painel que representem os erros, assim enquanto escrevem podem
olhar o painel e evitar os erros.

Outra opção e juntar os alunos em duplas para escrever, assim um ajuda o outro, o que um sabe, passa para o outro e um pode ser bom em ortografia, o outro em criatividade.

Assim há uma troca de conhecimentos e habilidades, além de que para expor a idéia do texto para o colega o aluno tem que organizar o seu pensamento e isso já é um pré-requisito para uma boa escrita.

por: Aê Coaracy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores

Aê CoaracyJosé Lúcio de SouzaAdriana Muheim CorsiniCamilo MotaThiago Brum Teixeirahttp://2.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TLip_7zk9wI/AAAAAAAABR8/p03DZ61b0ao/s1600/larissa.jpghttp://1.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TOLiI-NZwuI/AAAAAAAABTo/NZSvGQM0_80/s1600/Ryane%2BPinto.jpghttp://3.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TOLj5kN05MI/AAAAAAAABTw/uXOaXlPtTkw/s1600/rosa.jpg