Muitas escolas já aderiram a um sistema de educação avançado tecnologicamente. As aulas 3D e a lousa interativa são o que há de mais avançado nesta área. Onde tem um gráfico e esta imagem estará aparecendo na lousa. Para explicar o gráfico, o professor pode riscar na lousa como se estivesse
riscando o gráfico num papel.
Um exemplo disso é o Colégio Araruama, em Araruama. Estive na escola conhecendo as instalações e funcionamento destas ferramentas, acompanhado pelo diretor o Professor João Raposo, e fiquei impressionado com a capacidade didática destes recursos. A Sala 3D é um cinema 3D na escola.
A diferença são os filmes que são selecionados e feitos exatamente para o uso acadêmico. Biologia, geografia ou história todas as matérias tem suas aulas na sala 3D, que no caso, é equipada como se fosse realmente um cinema, desde o áudio até as cadeiras em arquibancada.
A lousa interativa funciona como uma tela onde um projetor joga as imagens enviadas de um computador a ele. O legal é que na lousa há um circuito interno que detecta o contato de uma caneta que é específica para isso. Então o professor pode acessar a internet, visualizar uma página pode pagar mudando a função da caneta para borracha. Após as explicações caso ainda haja dúvidas nos alunos, é possível voltar atrás na visualização das observações feitas pelo professor quantas vezes for preciso, sem importar quantas vezes já tenha mudado a imagem.
A caneta especial também pode funcionar como o cursor (seta) do mouse, é só habilitar esta função que se pode abrir e fechar programas diretamente tocando a lousa com a caneta. Na lousa interativa é possível se ver um filme, pará-lo em determinado instante e circular uma imagem para uma explicação qualquer e depois continuar o filme que está rodando no computador.
O Colégio Araruama trabalha com o sistema COC de ensino que oferece muitas outras ferramentas tecnológicas como o livro eletrônico que contém o material impresso
e muitas ferramentas de multimídia como ferramentas didáticas.
Aê Coaracy
Nenhum comentário:
Postar um comentário