Ser cidadão é o grande desafio de todo ser humano.
O homem é um ser gregário, ou seja, ele precisa viver em sociedade. Todos nós, precisamos uns dos outros para sobreviver, e por isso mesmo, a invenção
das cidades foi um marco importantíssimo na história da humanidade. Basta pensar num simples pãozinho, e em toda trajetória que ele fez até chegar à sua mesa na sua casa, para verificar o quanto precisamos uns dos outros.
Quantas pessoas estão envolvidas na produção do pão? Um plantou o trigo, outro transportou, outros fizeram à farinha, que foi novamente transportada até as lojas
que venderam o produto para os donos de padaria... alguém acordou de madrugada para fazer o pão... e por ai vai... com tudo é assim, várias pessoas estão envolvidas no processo da produção dos bens, que todos nós precisamos para viver.
Toda sociedade, é como uma máquina, onde cada pessoa é feito uma engrenagem, que ajuda a máquina a funcionar.
Alguém que não trabalha, é como uma peça quebrada, que está atrapalhando o bom funcionamento do organismo social. Esses são valores simples, mas que podem ser passados facilmente para os alunos, mostrando o valor de cada um, mesmo das pessoas que executam as atividades mais simples na vida.
Ser cidadão, é cooperar com o bom andamento da sociedade. Só quando nós conseguirmos ensinar esses valores para nossos alunos, iremos construir uma sociedade mais justa e feliz, formada por pessoas com uma alto estima elevada e uma conduta condizente com os ditames da ética.
Vamos edificar uma cidadania de paz.
José Lúcio de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário