Muitos professores quando se deparam com alunos indisciplinados se sentem desestimulados em lecionar, se esquecendo que cada um destes alunos pertence a um meio familiar, social e cultural diferentes.
O próprio meio social em que vivemos é desigual, com preconceitos e discriminações, o que irá refletir na realidade educacional. É importante que o professor saiba atender a diversidade proporcionando aulas que sejam significativas para os alunos, independente de suas condições sociais e econômicas.
O próprio meio social em que vivemos é desigual, com preconceitos e discriminações, o que irá refletir na realidade educacional. É importante que o professor saiba atender a diversidade proporcionando aulas que sejam significativas para os alunos, independente de suas condições sociais e econômicas.
Quando surge algum aluno diferente, indisciplinado, é comum o professor pensar que ele apresenta Transtorno de Déficit de Atenção, já o rotulam e o tratam como portador de necessidade educacional especial precisando de tratamento especial.
É importante lembrar que a própria sala de aula deve ser um lugar de inclusão, onde os alunos são merecedores do mesmo tratamento que os demais e suas diferenças precisam ser respeitadas, pois apesar de terem limitações possuem capacidades e potenciais que podem ser valorizados e aprimorados.
É importante lembrar que a própria sala de aula deve ser um lugar de inclusão, onde os alunos são merecedores do mesmo tratamento que os demais e suas diferenças precisam ser respeitadas, pois apesar de terem limitações possuem capacidades e potenciais que podem ser valorizados e aprimorados.
Vivemos em uma sociedade em que surgem cada vez mais novas tecnologias e as crianças e adolescentes estão se inserindo cada vez mais nesse mundo moderno o que reflete em suas maneiras de aprender e estudar.
Eles utilizam televisão e Internet várias horas por dia, se habituam a receber várias informações de forma acelerada e o efeito disso é que na sala de aula irão necessitar sempre de novos e potentes estímulos para se interessarem a aprender.
Eles utilizam televisão e Internet várias horas por dia, se habituam a receber várias informações de forma acelerada e o efeito disso é que na sala de aula irão necessitar sempre de novos e potentes estímulos para se interessarem a aprender.
No processo de ensino-aprendizagem o que deve ser valorizado é como se dá a aprendizagem, professores e alunos aprendendo juntos, não em um processo vertical e sim, horizontal. É importante ter um olhar diagnóstico para observar as necessidades individuais dos alunos, compreendê-los e intervir no momento necessário, extraindo o melhor de cada um.
A partir desses fatores uma boa iniciativa para os professores é se conscientizarem em promover uma educação de qualidade para todos sem preconceitos e sem rótulos, auxiliando a desenvolver a capacidade de cada um, respeitando os interesses e níveis de desenvolvimento dos alunos e reconhecendo seus próprios limites, questionando sempre sua prática a fim de adequá-la cada dia mais à diversidade cultural apresentada na sala de aula.
Só assim será possível a verdadeira inclusão, que está na atitude do professor e não no atendimento especial aos que não se enquadram no modelo cultural de aluno que o professor arbitrariamente determina.
Só assim será possível a verdadeira inclusão, que está na atitude do professor e não no atendimento especial aos que não se enquadram no modelo cultural de aluno que o professor arbitrariamente determina.
Podemos finalizar com belos ensinamentos de Paulo Freire: ensinar exige saber escutar, exige respeito aos saberes do educando, exige aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
Larissa dos Reis Mota Teixeira
(Estudante de Pedagogia da UFRJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário